Do planejamento à comunicação, conheça as principais medidas para evitar a contaminação nas empresas
Em tempos de coronavírus, diversas medidas para evitar a contaminação nas empresas são desenvolvidas para garantir a saúde dos profissionais que trabalham presencialmente.
Nesse sentido, vale destacar que, apesar de muitas organizações terem implementado o home office, diversas empresas mantiveram o modelo de trabalho presencial ou até híbrido, em que os profissionais se revezam entre trabalhar dias de casa e dias in loco.
Para se ter ideia, o teletrabalho foi adotado por por 46% das empresas, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Diante disso, foi preciso estudar e elaborar medidas para evitar a contaminação nas empresas. Continue a leitura e saiba quais são.
Leia também: Vacina da gripe: entenda como o imunizante diminui os riscos de Covid-19
Conheça quais são as principais medidas para evitar a contaminação nas empresas
1. Realize o planejamento do trabalho presencial
O primeiro passo para o retorno das atividades presenciais com segurança é o planejamento das ações, como maior espaçamento entre o local de atuação dos profissionais, entrega de kits com álcool em gel e máscaras descartáveis e comunicado com as boas práticas para evitar uma possível contaminação dos profissionais.
Empresas que costumam realizar muitas visitas a clientes, parceiros e fornecedores devem reavaliar esse tipo de ação neste período, a fim de diminuir o risco de propagação da Covid-19.
2. Invista na comunicação
Entre as medidas para evitar a contaminação nas empresas, também é necessário investir na comunicação aos colaboradores com informativos sobre a higienização frequente das mãos, cuidados ao tossir e espirrar e o uso da máscara.
Investir em palestras ou entrevistas com equipes de medicina do trabalho e gestão de pessoas pode ser um passo importante para a compreensão dos colaboradores.
3. Cuide dos seus colaboradores
Neste período de pandemia, é preciso também flexibilizar algumas políticas, como permitir que o colaborador trabalhe no modelo home office caso apresente qualquer sintoma do coronavírus, oferecer condições para que os profissionais cuidem de familiares infectados e até facilitar ou disponibilizar parcerias com instituições de saúde para que os trabalhadores realizem o teste rápido de Covid-19.
4. Adote medidas para diminuir o impacto da pandemia no ambiente de trabalho
Além disso, quando se pensa em medidas para evitar a contaminação nas empresas, também é importante, caso seja possível, oferecer a infraestrutura tecnológica para implementação do trabalho remoto e trocar viagens e reuniões presenciais por plataformas de videoconferência, por exemplo.
5. Desenvolva melhorias contínuas
Por fim, é preciso aprender no dia a dia do trabalho quais medidas para evitar a contaminação nas empresas podem ser mais efetivas a fim de melhorar as políticas de trabalho remoto e presencial, aprimorar a infraestrutura tecnológica e reavaliar a necessidade de viagens e reuniões presenciais, seguindo sempre as informações técnicas oficiais.
Você pode se interessar por: Saúde organizacional: saiba o que é e entenda sua importância
Conte com a Innovac
Além das principais medidas para evitar a contaminação nas empresas, é importante contar com parceiras estratégicas para promover ações de saúde aos colaboradores, como uma campanha de vacinação corporativa, por exemplo.
Nesse sentido, a Innovac é uma organização especializada no fornecimento de vacinas e gestão de campanhas de alta complexidade.
Por meio de uma rica experiência no mercado de imunizantes, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua empresa.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para garantir a saúde dos colaboradores da sua empresa!