Conheça os motivos mais comuns para o afastamento dos profissionais e aprenda a evitar as doenças ocupacionais na sua empresa
A partir do isolamento social provocado pelo coronavírus, as doenças ocupacionais aumentaram e causam diversos problemas para empregadores e profissionais.
Nesse sentido, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por conta da sobrecarga nas estruturas ósseas, estão entre as principais doenças ocupacionais, de acordo com matéria divulgada pelo Hospital São Camilo – SP.
No entanto, o longo período de isolamento também têm prejudicado a saúde mental dos profissionais, como demonstra pesquisa realizada pela Microsoft, em que 44% dos brasileiros disseram que a falta de separação entre trabalho e vida pessoal está impactando negativamente o bem-estar.
Diante destes dados, conheça exatamente quais são as doenças ocupacionais mais comuns nas organizações atualmente.
Leia também: Saúde organizacional: saiba o que é e entenda sua importância
Saiba quais são as principais doenças ocupacionais
LER – Lesão por Esforço Repetitivo
Quando se trata sobre doenças ocupacionais, uma das enfermidades mais comuns é a lesão por esforço repetitivo, que é causada por movimentos repetitivos durante longos períodos, que resultam na redução gradativa de produção de um profissional
Em casos mais graves, a LER diminui de maneira tão significativa a capacidade de um trabalhador que o leva à aposentadoria por invalidez.
A lesão por esforço repetitivo, geralmente, só é notada quando já está em estágio avançado.
Dentre os hábitos para evitar a LER estão:
-
Realizar pausas para descanso durante o expediente
-
Ginástica Laboral
-
Praticar atividades físicas rotineiramente
Asma ocupacional
Outra enfermidade comum dentre as doenças ocupacionais é a asma ocupacional, provocada pela inalação de agentes tóxicos, como poeira de algodão, borracha, linho e madeira, por exemplo, que causam a obstrução das vias respiratórias de um profissional.
Para evitar esse tipo de problema, é fundamental a utilização dos equipamentos de proteção individual – EPIs.
Quando um profissional já está com os sintomas da asma ocupacional, é preciso afastá-lo dos agentes causadores desse tipo de alergia.
Dermatose ocupacional
Já a dermatose ocupacional ocorre quando um colaborador tem contato direto com agentes nocivos durante o desempenho de suas atividades, como a graxa e o óleo mecânico, por exemplo. Esta enfermidade engloba os seguintes males:
-
Dermatite de contato
-
Ulcerações
-
Infecções
-
Cânceres
Assim como a asma, a dermatose ocupacional pode ser prevenida a partir do uso dos equipamentos de proteção individual e o tratamento também depende do afastamento do trabalhador dos agentes nocivos.
Surdez temporária ou definitiva
A surdez temporária ou definitiva também é uma das enfermidades comuns dentre as doenças ocupacionais, já que causa a perda da sensibilidade auditiva dos profissionais em razão das intensas e prolongadas exposição a ruídos.
Assim, como a asma e a dermatose ocupacional, esse tipo de surdez também pode ser evitado com a utilização dos EPIs, principalmente os protetores auriculares.
Antracose pulmonar
Profissionais que desempenham funções em agentes causadores de lesões pulmonares, como as que acontecem em uma carvoaria, por exemplo, podem desenvolver a antracose pulmonar, que, em seu tratamento, precisa que o trabalhador se afaste do agente patógeno.
DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
Assim como a lesão por esforço repetitivo, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, ou simplesmente DORT, são caracterizados pela postura inadequada por longos períodos, que causam dores crônicas que podem se agravar ao longo do tempo.
Diferentemente da LER, o DORT só pode ocorrer no ambiente de trabalho quando não é oferecida as condições ideais para os profissionais desempenharem suas funções, principalmente no que diz respeito à ergonomia.
Para evitar o problema, a prática de atividades físicas que fortalecem os músculos e a postura é a recomendação de especialistas.
Você pode se interessar por: Vacinação em empresas: conheça os motivos para implementar a prática
Conheça a Innovac
Como visto, existem diversas doenças ocupacionais e o grande período de isolamento social ainda reforçou a lista das enfermidades com os problemas ligados à saúde mental dos trabalhadores.
Nesse sentido, é preciso investir em práticas que melhorem a qualidade de vida dos profissionais e garantam que estejam sempre dispostos e saudáveis. Assim, evita-se os afastamentos, absenteísmo, presenteísmo e ainda garante a motivação e produtividade dos colaboradores.
Para isso, é preciso contar com uma empresa como a Innovac, organização especializada no fornecimento de vacinas e gestão de campanhas de alta complexidade.
Por meio de uma rica experiência no mercado de imunizantes, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua empresa.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para garantir a saúde dos colaboradores!