Amamentação e o trabalho: entenda o papel das empresas

Amamentação e o trabalho: entenda o papel das empresas

Em 1° de agosto é celebrado o Dia Mundial da Amamentação. Entenda como as organizações podem apoiar as mulheres a enfrentarem o desafio que é encarar a amamentação e o trabalho.

A “amamentação e o trabalho” é um tema muito discutido e que gera muitas dúvidas nas mães que precisam retornar ao emprego.

Por ser uma prática fundamental para o desenvolvimento e até proteção do bebê, a partir da nutrição, além do vínculo afetivo, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses de idade.

Nesse sentido, aqui no Brasil, inclusive, o Ministério do Trabalho garante a licença-maternidade no período de 120 dias para as mamães, o que dá aproximadamente 4 meses.

Além disso, até os 6 primeiros meses de vida do filho, também são assegurados às mamães dois descansos de 30 minutos por dia, durante a jornada de trabalho para a oferta de leite ao bebê.

No entanto, mesmo com essas garantias, a amamentação e o trabalho são um desafio para as mamães, já que, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas – FGV48% das mulheres são demitidas após a licença-maternidade.

Diante disso, entenda qual é o papel das empresas para ajudar as mulheres a superarem esse período.

Leia também: 5 dicas para melhorar a produtividade na empresa

Entenda como as empresas podem apoiar as mães na amamentação e o trabalho

Aumente o período de licença

Em tempos em que a experiência do colaborador é tão importante para a produtividade, motivação e até atração e retenção de talentos, aumentar o período de licença para as mães é fundamental para o employee experience.

Neste sentido, existem organizações que oferecem até 1 ano de licença-maternidade para as mulheres ou até facilitam o retorno ao trabalho, com a implementação do home office para esse período.

Reserve um espaço privativo para as mães

Quando as mães retornarem ao ambiente de trabalho, é importante que as empresas reservem um espaço especial, seja para a amamentação ou até para a retirada e o congelamento do leite em um ambiente reservado, aconchegante e acolhedor.

Coloque em prática o banco de horas

Para facilitar a amamentação e o trabalho em cargos de alta demanda, também é possível implementar o banco de horas.

Assim, a colaboradora pode se dedicar às suas demandas da melhor maneira possível, sem prejudicar o bebê, tampouco a empresa em que atua.

Implemente uma campanha de vacinação e estenda aos filhos

Uma campanha de vacinação aos colaboradores proporciona diversos benefícios a uma organização, desde a redução do absenteísmo até a melhora na motivação e, consequentemente, produtividade dos profissionais.

Então porque não estender essa campanha aos filhos dos seus funcionários? Certamente é um desafio realizar essa gestão, mas uma empresa especializada pode cuidar de tudo para que sua organização colha os benefícios.

Você pode se interessar por: Saiba como fazer uma campanha de vacinação na empresa

Conte com a Innovac para garantir a saúde do seu bebê

Como visto, a amamentação e o trabalho são um grande desafio para mamães e empresas. No entanto, com boas práticas, é possível conciliar as duas demandas e ainda contribuir para a excelência da experiência do colaborador.

Dentre outras práticas importantes, a oferta de uma campanha de vacinação que se estenda aos filhos é uma medida interessante para a satisfação dos profissionais.

Para isso, é fundamental contar com uma empresa especializada como a Innovac!

Por meio de uma rica experiência no mercado de vacinas, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua empresa.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para melhorar a saúde dos colaboradores!