Setembro amarelo: impacto das atividades físicas na saúde mental

Setembro amarelo: impacto das atividades físicas na saúde mental

Saiba o que é setembro amarelo e conheça os benefícios que os exercícios físicos proporcionam à saúde mental

A prática de atividades físicas, de maneira periódica, é fundamental para a saúde mental da população, ainda mais em tempos de pandemia, e vai ao encontro do propósito da campanha Setembro Amarelo.

Essa ação, idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio.

Para se ter ideia, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Além disso, no mundo, são registrados mais de 700 mil casos de suicídios por ano. No Brasil, são 12 mil casos anualmente.

Para contornar essa situação, além dos benefícios já conhecidos como disposição, controle e prevenção de doenças, os exercícios físicos também são muito importantes para a saúde mental. Saiba mais a seguir!

Leia também: Saúde ocupacional: pandemia acende alerta sobre os cuidados com os colaboradores

Entenda os motivos para que a campanha Setembro Amarelo apoie os exercícios físicos para melhora da saúde mental

Segundo dados divulgados pela própria campanha, 96,8% dos casos de suicídio estão ligados à saúde mental.

Para piorar, o isolamento social e as mudanças que a pandemia trouxe no último ano contribuíram para gerar maior estresse, angústia, preocupação e ansiedade.

No entanto, a prática regular de exercícios físicos pode ser uma grande aliada para aliviar esses sintomas e, consequentemente, contribuir para a saúde mental.

Ao seguir uma rotina de atividades físicas, o organismo passa a liberar substâncias importantes, como:

Endorfina: diminui o estresse e a ansiedade

Dopamina: melhora o humor e promove a sensação de prazer

Serotonina: ajuda a controlar o humor, melhora a qualidade do sono e reduz a ansiedade

Norepinefrina: contribui para regular o sono e as emoções

Em casos de depressão, inclusive, os especialistas indicam a prática regular de atividades físicas como parte do tratamento para aliviar os sintomas e prevenir recaídas.

Nesse sentido, a OMS, apoiada pela campanha Setembro Amarelo, recomenda pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente para combater o sedentarismo e melhorar a saúde mental.

Saiba mais: Doenças ocupacionais: saiba quais são as enfermidades mais comuns dentro das empresas

Conheça os principais exercícios que ajudam a melhorar a saúde mental

Qualquer exercício físico, se praticado pelo menos 30 minutos por dia, vai ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, estresse, angústia e tudo que é relacionado à saúde mental.

Mas, para incentivar as pessoas a começarem alguma prática, separamos alguns exercícios que podem ajudar. Confira:

  • Corrida ou caminhadas em alta intensidade

  • Yoga

  • Natação

  • Musculação

  • Artes marciais

Você pode se interessar por: Saiba como fazer uma campanha de vacinação na empresa

Conte com a Innovac

Agora que você já sabe o propósito da campanha Setembro Amarelo e conhece os impactos positivos que as atividades físicas proporcionam à saúde mental, é hora de conhecer uma instituição que ajuda a cuidar da saúde das pessoas.

O ambiente de trabalho, por exemplo, é um dos que mais geram estresse e ansiedade nas pessoas. Por isso, promover campanhas de saúde, como uma ação de vacinação para colaboradores e até familiares, ajuda a mantê-los motivados, engajados e saudáveis.

Para atender a essa demanda, a Innovac é uma empresa especializada no fornecimento de vacinas contra a gripe e gestão de campanhas de alta complexidade.

Por meio de uma rica experiência no mercado de vacinas, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua empresa.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para contribuir com a saúde dos seus funcionários!