Entenda como a Atenção Primária à Saúde funciona na prática e sua importância para a promoção da saúde da população
A Atenção Primária à Saúde (APS) é uma ação para organizar o atendimento de saúde com o objetivo de suprir a maioria das necessidades da população de maneira regionalizada, contínua e sistematizada.
Essa definição de APS foi iniciada na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1978.
A partir disso, os países passaram a estruturar suas APS para organizar a demanda de atendimento e serviços nas redes de saúde, dos básicos aos complexos.
Aqui no Brasil, as operadoras particulares têm investido para ampliar a estrutura e os serviços de Atenção Primária à Saúde para garantir a sustentabilidade do sistema e promover o atendimento dos beneficiários.
Para entender como funciona a APS na prática, preparamos esse conteúdo sobre os principais atributos da Atenção Primária à Saúde. Confira!
Leia também: Como promover a saúde no trabalho remoto?
Entenda como funciona a APS
Na prática, a Atenção Primária à Saúde atua como um filtro para organizar e estruturar o atendimento e o fluxo dos serviços nas redes de saúde, na pública e, mais recentemente, na particular.
Assim, a APS trabalha com o intuito de divulgar orientações sobre a prevenção de doenças e importância das vacinas, realizar a triagem dos diversos casos e direcionar os mais graves para equipes especializadas.
Toda essa estruturação da Atenção Primária à Saúde deve ser pautada em quatro atributos básicos, de acordo com os principais especialistas e referências no tema:
-
Atenção ao primeiro contato
-
Continuidade do atendimento
-
Integralidade do serviço
-
Coordenação e integração do cuidado
Você pode se interessar por: Saúde mental no ambiente de trabalho: o que as empresas podem fazer?
Saiba como a população se beneficia com a Atenção Primária à Saúde
Desta maneira, a população recebe cuidados cada vez mais qualificados com multiprofissionais interdisciplinares, de acordo com o que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orienta.
Na rede suplementar, inclusive, a ANS concede uma certificação às operadoras que cumprirem alguns requisitos pré-estabelecidos sobre APS.
Como consequência, essas operadoras também oferecem planos com valor reduzido, focados, justamente, na Atenção Primária à Saúde.
Assim, os beneficiários realizam suas consultas sempre no serviço de atenção primária, que muitas vezes tem uma sede específica, e, caso necessário, são encaminhados para equipes especializadas.
Saiba mais: Saúde corporativa: saiba o que é e como funciona
Conheça a Innovac
Agora que você já sabe o que é a Atenção Primária à Saúde, bem como sua atuação prática e importância para garantia e promoção da saúde à sociedade, é preciso conhecer instituições particulares que apoiem as diretrizes da APS.
Nesse sentido, a Innovac é uma instituição especializada no fornecimento de vacinas contra a gripe e gestão de campanhas de alta complexidade.
Por meio de uma rica experiência no mercado de vacinas, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua organização.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para contribuir com a saúde da população!