Saiba quais são as diferenças entre os testes de COVID-19

Saiba quais são as diferenças entre os testes de COVID-19

Conheça as características dos principais testes de COVID-19, e entenda como o de antígeno é uma excelente opção para diagnosticar a infecção e tratá-la com agilidade

Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, os testes de COVID-19 estão entre as principais recomendações dos especialistas para o controle da enfermidade.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), entre o início da pandemia e o mês de julho de 2020, aproximadamente 13,5 milhões de pessoas, pouco mais de 6% da população, tinham realizado algum teste para saber se haviam sido infectados pelo novo coronavírus.

No entanto, existem alguns tipos de testes de COVID-19 atualmente, e, por isso, preparamos esse conteúdo para explicar as características de cada um e as diferenças entre as testagens. Continue a leitura e saiba mais!

Leia também: Entenda como funciona o teste rápido da Covid-19

Conheça os principais testes de COVID-19

PT-PCR

Dentre os principais testes de COVID-19, o PT-PCR (Polymerase Chain Reaction) é o de reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa em tempo real.

Na prática, esse modelo verifica a presença de material genético do vírus para confirmar se um paciente está com coronavírus.

Junto com os antígenos, o PCR é o teste definitivo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS.

Antígeno (teste rápido)

Já o teste rápido, ou antígeno, é capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2. Neste caso, se o resultado do exame for positivo, significa infecção viral ativa.

Vale destacar que esse tipo de exame, na fase inicial da infecção, tem eficácia de 97,6% e possui maior assertividade entre o 1º e o 7º dia de contágio.

A coleta desse tipo de teste é realizada por meio de hastes flexíveis que colhe amostra da nasofaringe.

PCR Lamp (saliva)

Além do PT-PCR, ainda tem o PCR Lamp que é menos invasivo, já que a coleta não é realizada via nasofaringe e sim por meio da saliva, na boca do paciente.

Esse tipo de teste foi desenvolvido para pessoas que não conseguem realizar o modelo convencional, via nasofaringe e, a recomendação é de que a coleta seja realizada nos primeiros 7 dias de sintomas.

Sorologia

Ainda dentre os testes de COVID-19, tem a sorologia, que identifica a presença de anticorpos do coronavírus no sangue do paciente e é indicado para descobrir se uma pessoa já foi infectada.

A partir deste exame, é possível saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição ao coronavírus.

Saiba mais: Vacina da gripe: entenda como o imunizante diminui os riscos de Covid-19

Entenda a diferença entre o PCR e o teste de antígeno

Apesar de ambos serem testes de COVID-19, o de antígeno tem sensibilidade inferior ao PCR, principalmente em pessoas com cargas virais baixas e assintomáticas.

No entanto, o resultado sai mais rápido, o custo é menor e é uma excelente opção para diagnosticar rapidamente a infecção por coronavírus.

Desta maneira, os pacientes começam o tratamento com mais agilidade, o que contribui para reduzir os riscos e para recuperação mais rápida.

Você pode se interessar por: Mitos e verdades sobre a vacina de Covid-19

Conte com a Innovac para obter testes de COVID-19

Agora que você já conhece os principais testes de COVID-19, é preciso contar com uma empresa experiente e que forneça esses testes com qualidade.

Neste caso, a Innovac é uma empresa especializada no fornecimento de vacinas e gestão de campanhas de alta complexidade e disponibiliza os principais modelos de testes para detecção do coronavírus, tanto o PCR Lamp como o de antígeno.

Fale com um dos nossos consultores e saiba mais sobre os nossos testes de COVID-19.