Saúde ocupacional e saúde assistencial: qual é a diferença?

Saúde ocupacional e saúde assistencial: qual é a diferença?

Conheça o significado e entenda a importância da saúde ocupacional e saúde assistencial no mercado de trabalho

Saúde ocupacional e saúde assistencial são conceitos que confundem muitos gestores que, muitas vezes, acreditam ter o mesmo significado.

No entanto, esses dois termos, apesar de terem como objetivo a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores, têm suas diferenças e precisam ser trabalhados de maneira integrada.

Nesse sentido, para ajudar a esclarecer os conceitos, preparamos esse conteúdo sobre saúde ocupacional e saúde assistencial. Confira!

Leia também: Vacina e trabalho: qual é o papel das empresas?

Conheça os conceitos de saúde ocupacional e saúde assistencial

Saiba o que é saúde ocupacional

Saúde ocupacional é uma estratégia que abrange um conjunto de ações com o objetivo de reduzir, eliminar e neutralizar os riscos presentes no ambiente no trabalho, físicos e mentais.

Na prática, implementar o conceito de mobília ergonômica para corrigir a postura de profissionais que realizam a maior parte de suas atividades sentados é uma das opções de ação de saúde ocupacional.

Além disso, também é preciso ter atenção especial com a saúde mental dos colaboradores. Por isso, é necessário implementar ações com o intuito de prevenir o estresse, reduzir o desgaste, além de evitar a ansiedade e até a depressão.

Nesse sentido, oferecer uma pausa a cada demanda executada pode ser uma opção interessante para contribuir com o psicológico dos colaboradores de uma organização.

Além dessas, confira outras ações que fortalecem a saúde ocupacional de uma empresa:

  • Realização de exames ocupacionais
  • Disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs
  • Capacitação sobre o uso dos EPIs e boas práticas para evitar acidentes

Saiba mais: Conheça o impacto da gripe nas empresas

Entenda o que é saúde assistencial

Já a saúde assistencial é o conceito que engloba todas as ações internas de uma empresa que visam ajudar os colaboradores a terem mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Ou seja, são atividades que buscam incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

Muitas vezes, a saúde assistencial é chamada até de medicina preventiva, já que abrange cuidados que ajudam a evitar doenças e contribuem para a manutenção da saúde.

Por consequência, as empresas que investem em saúde assistencial obtêm diversos benefícios, como: diminuição de faltas e afastamentos, reduz os custos e ainda aumenta a produtividade, engajamento e disposição dos profissionais.

Mas, quais são as ações práticas de saúde assistencial? Confira alguns exemplos:

  • Disseminação de informações sobre prevenção de doenças
  • Investimento para promoção de ambiente de trabalho agradável
  • Incentivo a estilo de vida saudável

Você pode se interessar por: Absenteísmo e presenteísmo: qual é a diferença?

Conte com a Innovac e implemente as melhores ações para cuidar da qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa!

Agora que você já sabe o significado de saúde ocupacional e saúde assistencial, chegou o momento de conhecer uma instituição que ajude a implementar ações de saúde ocupacional na sua empresa.

Nesse sentido, a Innovac é uma empresa com expertise no fornecimento de vacinas contra a gripe e gestão de campanhas de alta complexidade.

Por meio de uma rica experiência no mercado de vacinas, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua organização.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para a saúde dos colaboradores do seu negócio!