Saiba como a vacina da gripe pode ser a responsável por diminuir o risco em até 24% de infecção pelo coronavírus.
A vacina da gripe é disponibilizada todos os anos pelo Ministério da Saúde com o intuito de proteger a população brasileira desta enfermidade que causa a morte de milhares de pessoas por ano.
Para se ter ideia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados de 3 a 5 milhões de casos graves de gripe por ano e de 250 a 500 mil mortes no mundo.
Por isso, todos os anos, a própria OMS, a partir de estudos, indica quais são os tipos de vírus influenza que estão circulando no mundo para definir as cepas que o imunizante deve combater. E é por esse motivo, que a vacina precisa ser aplicada anualmente.
No entanto, em 2021, a novidade é que, de acordo com estudos realizados pela Universidade de Michigan e divulgado no American Journal of Infection Control (AJIC), a vacina da gripe pode conferir algum nível de proteção contra o coronavírus também. Saiba mais a seguir!
Leia mais: Entenda como funciona o teste rápido da Covid-19
Entenda os motivos para a vacina da gripe reduzir os riscos de infecção por coronavírus
De acordo com o estudo, as pessoas que tomaram o imunizante contra a gripe apresentaram risco 24% menor de serem infectadas pelo coronavírus.
Vale destacar que, para esta pesquisa, foram analisados mais de 27 mil registros médicos de pacientes em Michigan que foram submetidos a testes da Covid-19.
Na prática, os resultados demonstraram que as pessoas que receberam a vacina da gripe têm probabilidade significativamente menor de testar positivo para o coronavírus se comparadas às que não foram vacinadas.
Além disso, mesmo os pacientes que testaram positivo demonstraram menor probabilidade de hospitalização e entubação.
No entanto, como foi um estudo retrospectivo observacional, ainda não se pode afirmar uma relação de causa e consequência entre a vacina da gripe e a redução de riscos de infecção por coronavírus, já que o resultado também pode ser proveniente das medidas contra a pandemia, como o isolamento social.
Em contrapartida, os pesquisadores da Universidade de Michigan também não descartam totalmente a eficácia da vacina da gripe para os resultados que indicam a prevenção contra a Covid-19, já que estudos anteriores também associaram a vacina com a imunidade contra o coronavírus e até a redução nos casos de infecção pela doença.
Você pode ser interessar por: Mitos e verdades sobre a vacina de Covid-19
Conheça a Innovac
Como visto, os estudos indicam que o imunizante contra a gripe pode ser responsável pela diminuição de 24% do risco de infecção por coronavírus e até reduzir hospitalizações em casos de pessoas com Covid-19.
Nesse sentido, a Innovac é uma empresa especializada no fornecimento da vacina da gripe e gestão de campanhas de alta complexidade.
Por meio de uma rica experiência no mercado de vacinas, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua empresa.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer!