Vacina e trabalho: qual é o papel das empresas?

Vacina e trabalho: qual é o papel das empresas?

Entenda o que é obrigação das empresas quando o assunto é vacina e trabalho

Em tempos de pandemia e surto de Influenza, muitos profissionais têm questionado qual é a obrigação das empresas nesta relação entre vacina e trabalho.

Vale destacar que, desde o início da COVID-19 no Brasil, já foram registrados mais de 23 milhões de infectados, segundo dados do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade Johns Hopkins.

A partir da evolução da pandemia, muitas organizações optaram por implementar o home office e outras desenvolveram protocolos mais seguros para a atuação profissional.

No entanto, com a redução dos casos e a vacinação, um grande número de empresas retornou às atividades presenciais.

Porém, com a chegada da variante Ômicron do coronavírus, novamente as organizações precisam tomar medidas de segurança para os seus colaboradores.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre o papel das empresas no que diz respeito à vacina e trabalho. Confira!

Leia também: Como prevenir doenças ocupacionais?

Qual é a obrigação das empresas sobre vacina e trabalho?

Dentre as medidas para se proteger contra a COVID-19, a vacinação é a mais eficiente e garante que os sintomas sejam atenuados em caso de infecção.

Além disso, existem diversas outras vacinas que protegem contra mais de 20 doenças e ajudam a salvar aproximadamente 3 milhões de vidas todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Por isso, a imunização é um direito de cada cidadão para preservar sua saúde e segurança, de acordo com a Constituição Federal.

Além disso, a Lei 13.979/20 também descreve as medidas para o enfrentamento do coronavírus e, em seu artigo 3º, inciso III, prevê determinação de realização compulsória de:

  • Exames médicos
  • Testes laboratoriais;
  • Coleta de amostras clínicas
  • Vacinação e outras medidas profiláticas

Ou seja, vacina e trabalho estão estritamente relacionados e, para as empresas que mantêm o modelo de atuação presencial, é fundamental garantir todas as medidas necessárias e previstas em lei aos seus colaboradores.

No entanto, como o imunizante contra o coronavírus ainda não está disponível na rede particular, as empresas devem implementar medidas informativas aos colaboradores sobre data, local e importância da vacinação, por exemplo.

Já a vacina contra a gripe, assim como diversas outras, está disponível e pode fazer parte de uma campanha de vacinação ocupacional, com o objetivo de cuidar da saúde dos colaboradores e evitar todos os seus possíveis desdobramentos.

Leia mais: Vacina da gripe para colaboradores: entenda a importância para empresas

Como implementar a vacina na minha empresa?

Agora que você já sabe a obrigação das empresas quando o assunto é vacina e trabalho, chegou o momento de entender como desenvolver uma campanha de vacinação ocupacional.

Para isso, é preciso planejamento e, principalmente, contar com uma instituição de saúde especializada nesse tipo de serviço.

Para atender a essa demanda, a Innovac é uma empresa com expertise no fornecimento de vacinas contra a gripe e gestão de campanhas de alta complexidade.

Por meio de uma rica experiência no mercado de vacinas, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua organização.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para a saúde dos colaboradores da sua empresa!