Análise Preliminar de Risco: saiba o que é e como implementar nas empresas

Análise Preliminar de Risco: saiba o que é e como implementar nas empresas

Conheça o atual panorama dos acidentes de trabalho e entenda a importância da Análise Preliminar de Risco para evitá-los

Análise Preliminar de Risco (APR) é fundamental para reduzir os acidentes de trabalho e promover ambientes mais seguros, tanto para as empresas, como para os colaboradores.

Nesse sentido, vale destacar que a cada 49 segundos acontece um acidente de trabalho no Brasil, de acordo com levantamento realizado entre 2012 e 2019, pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho.

Além disso, segundo o mesmo estudo, o gasto previdenciário apenas com despesas referentes a acidentes de trabalho é de aproximadamente R$ 80 milhões.

Diante deste cenário, é evidente a importância da implementação da Análise Preliminar de Risco. Saiba mais a seguir!

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Saiba o que é a Análise Preliminar de Risco

Análise Preliminar de Risco é uma avaliação sobre os eventuais riscos envolvidos em uma atividade de trabalho.

Esse estudo abrange todas as etapas de uma atividade e, a partir desta análise, é possível sugerir as melhores medidas sobre segurança no trabalho e assim reduzir os riscos e prevenir acidentes.

A elaboração da APR ainda é uma medida obrigatória em algumas normas regulamentadoras, como:

NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

NR 17 – Ergonomia

NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção

NR 20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis

NR 33 – Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados

NR 34 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval

NR 35 – Trabalho em altura

NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.

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Entenda como implementar a APR nas empresas

Para implementar a Análise Preliminar de Risco nas empresas é preciso seguir algumas etapas principais. Confira a seguir:

– Reúna os colaboradores para extrair informações sobre a segurança no trabalho

– Analise o ambiente de trabalho

– Organize e avalie os riscos

– Defina as medidas preventivas

A partir dessas fases é possível promover ambientes mais seguros e reduzir os riscos de acidentes no trabalho.

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Agora que você já sabe o que é Análise Preliminar de Risco e as principais etapas para implementá-la nas organizações, é preciso conhecer empresas sólidas que ajudem a promover campanhas que contribuam para a saúde organizacional.

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