Conheça o atual panorama sobre saúde mental no ambiente de trabalho e conheça as melhores práticas para cuidar dos colaboradores
A saúde mental no ambiente de trabalho tem sido motivo de preocupação por parte das empresas, principalmente, após o início da pandemia, em que muitas organizações implementaram o home office.
Para se ter ideia, os transtornos mentais são a terceira principal causa de afastamentos de trabalho no Brasil e correspondem a 9% da concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, segundo boletim do Ministério da Fazenda.
E, com o longo período em isolamento social, sintomas como ansiedade, apatia, tristeza, irritabilidade e descontentamentos com o ambiente de trabalho têm sido comuns entre os trabalhadores brasileiros.
Prova disso é que 44% dos profissionais entrevistados pela Microsoft sentem a sensação de burnout durante a pandemia, que, em suma, é o cansaço extremo devido ao trabalho.
Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com as principais ações que as empresas podem implementar para colaborar com a saúde mental no ambiente de trabalho. Confira!
Leia também: Saúde ocupacional: pandemia acende alerta sobre os cuidados com os colaboradores
Saiba o que as empresas podem fazer para melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho
Ofereça flexibilidade e melhores benefícios
O primeiro passo para ajudar a melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho é disponibilizar uma certa flexibilidade nos horários para que os profissionais tenham tempo para resolver questões pessoais.
Investir em ações para melhorar a saúde mental também é fundamental para a motivação e engajamento dos colaboradores. Para isso, conheça algumas práticas que geram bons resultados:
-
Ofereça ginástica laboral periódica
-
Disponibilize e estimule refeições saudáveis
-
Oriente os colaboradores sobre hábitos nocivos à saúde
-
Possibilite pausas durante as demandas
Mantenha o fluxo de trabalho otimizado
Além destas ações, é importante utilizar ferramentas que ajudem a manter o fluxo de trabalho otimizado.
Nesse sentido, atualmente, existem programas de gestão de projetos, por exemplo, que auxiliam a organizar as demandas e são fundamentais para o melhor gerenciamento e a produtividade das equipes.
Além disso, com essa gestão, é possível evitar o esgotamento dos colaboradores por excesso de demanda, já que com esses sistemas, os gestores têm a visão completa da produção dos seus profissionais.
Disponibilize um programa de saúde mental
Segundo levantamento da Kenoby, 37,7% das empresas já investem em benefícios voltados para melhorar o bem-estar e a saúde mental dos profissionais.
Além disso, 35% das organizações não contam com esses benefícios, mas estudam a possibilidade de investimento na área em até um ano.
Ou seja, oferecer programas que melhorem a saúde mental no ambiente de trabalho já é uma realidade no universo corporativo.
Realize campanhas de saúde
Por fim e fundamental para manter os colaboradores saudáveis, motivados e engajados ao propósito do seu negócio, além de ser importante para atração e retenção de talentos, realizar campanhas de saúde, como vacinação para profissionais e familiares, também ajuda a melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho.
Saiba mais: Doenças ocupacionais: saiba quais são as enfermidades mais comuns dentro das empresas
Conte com a Innovac para 3
Para realizar ações de saúde eficientes, como uma campanha de vacinação para colaboradores e até familiares, é importante contar com uma empresa sólida e experiente neste segmento.
Por isso, a Innovac é uma instituição especializada no fornecimento de vacinas contra a gripe e gestão de campanhas de alta complexidade.
Por meio de uma rica experiência no mercado de vacinas, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua organização.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho da sua empresa!