Do clima organizacional até campanha de vacinação corporativa, conheça as melhores práticas para obter um ambiente de trabalho seguro
Promover um ambiente de trabalho seguro tem sido cada vez mais importante para que as empresas cuidem de seus funcionários e evitem problemas relacionados a doenças ocupacionais.
Nesse sentido, lesões ortopédicas, enfermidades de visão e distúrbios mentais, causados pelo estresse, estão entre as principais doenças ocupacionais registradas, de acordo com o Ministério da Saúde.
Além disso, os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores têm sido muito debatidos nos últimos anos, especialmente após o início da pandemia e o longo período de isolamento social e, consequentemente, trabalho remoto.
Nesse contexto, inclusive, de acordo com a Previdência Social, em 2021 mais de 75 mil brasileiros sofreram afastamento do trabalho por conta de quadros de depressão.
Diante disso, preparamos esse conteúdo com as melhores práticas para promover um ambiente de trabalho seguro na sua empresa. Boa leitura!
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Saiba como proporcionar um ambiente de trabalho seguro
1. Cuide do clima organizacional
O primeiro passo para promover um ambiente de trabalho seguro é cuidar do clima entre os funcionários, a partir de pesquisas com indicadores de satisfação e do próprio feedback dos colaboradores com relação ao dia a dia da empresa.
A partir destas métricas, é possível entender as percepções dos profissionais em relação à empresa, bem como promover melhorias e ações que contribuam para o bom ambiente organizacional.
2. Disponibilize infraestrutura adequada
Em seguida, é preciso também oferecer toda a infraestrutura necessária para que os funcionários possam desempenhar suas funções da maneira esperada.
Nesse quesito, é importante elaborar um checklist com todos os equipamentos que os profissionais precisam no dia a dia. Entre os mais comuns estão:
- Cadeiras e mobiliário corporativo ergonômicos
- Dispositivos eletrônicos, como notebooks, smartphones e tablets
- Equipamentos de Proteção Individual – EPIs
3. Garanta uma comunicação interna eficiente
A próxima etapa é cuidar da comunicação interna da sua empresa, a fim de garantir transparência e engajamento entre os profissionais e mantê-los sempre alinhados aos assuntos mais relevantes do cotidiano do negócio.
4. Promova programas de qualidade de vida
Os programas de qualidade de vida, como o estímulo à prática de atividades físicas e a oferta de alimentos saudáveis nas refeições, estão entre as ações que ajudam a proporcionar um ambiente de trabalho seguro.
Isso porque cuidar da saúde do colaborador é importante para evitar o desenvolvimento de possíveis doenças, além de obter mais disposição, motivação e produtividade por parte dos profissionais.
5. Implemente campanhas de promoção à saúde
Por fim, implementar ações de saúde também ajuda a proporcionar ambientes mais seguros para sua empresa.
Para isso, oferecer consultas médicas, ginástica laboral e até campanhas de vacinação corporativa estão entre algumas das possibilidades.
Você pode se interessar também por: Saiba como evitar o afastamento do trabalho na sua empresa!
Conte com a Innovac para promover a saúde aos funcionários da sua empresa
Agora que você já conhece algumas dicas importantes sobre ambiente de trabalho seguro, chegou o momento de implementá-las.
Nesse sentido, contar com empresas parceiras especializadas pode ser essencial para o resultado dessas ações.
No caso das campanhas de vacinação ocupacional, a Innovac pode te ajudar!
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