Clima propício, fim do isolamento social e dificuldades de moradia por parte da população estão entre os principais motivos para o surto de dengue. Entenda!
Em 2022, novamente o Brasil tem um surto de dengue que causa preocupação à comunidade médica e, consequentemente, ao Ministério da Saúde, que trabalha anualmente para a disseminação de informações, além de práticas efetivas, para redução da doença.
No entanto, nos 4 primeiros meses de 2022, o Brasil registrou o mesmo nível de casos de dengue verificados oficialmente em todo o ano de 2021, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Além disso, segundo o Boletim Epidemiológico, foram catalogados 542 mil casos até 23 de abril. No ano de 2021 inteiro, o país somou 544 mil registros de dengue, o que representa 43,9% de aumento nos casos dentro do mesmo período, que contempla os 4 primeiros meses dos 2 anos.
Por fim, ainda segundo o levantamento, até meados de abril de 2022, foram confirmados 160 óbitos por dengue em todo o país. Os estados que apresentaram o maior número de óbitos foram: São Paulo (56), Santa Catarina (19), Goiás (19) e Bahia (16).
Mas, o que explica esse novo surto de dengue? Confira a seguir neste conteúdo!
Leia também: 5 dicas para ter um ambiente de trabalho seguro
Entenda quais são os motivos para o novo surto de dengue no Brasil
Clima favorável
Esse surto de dengue se explica especialmente por conta do clima favorável à doença desde o final de 2021, com chuvas intensas e prolongadas, que são sinônimos de água parada.
Assim, o mosquito da dengue, Aedes aegypti, tem o ambiente ideal para que os ovos eclodam e as larvas se desenvolvam até alcançarem a fase adulta.
Fim do isolamento social
Além disso, com o fim do isolamento social provocado pelo coronavírus na maior parte do país, as pessoas voltaram a se locomover em larga escala pelas cidades, o que aumenta o risco de contaminação.
Situação econômica delicada
Por fim, a precarização das cidades e as dificuldades da população, principalmente com moradia, também são fatores que prejudicam o combate à doença e favorecem esse novo surto de dengue.
Saiba mais: Saiba como evitar o afastamento do trabalho na sua empresa!
Como evitar a dengue?
Como ainda não existe uma vacina aprovada para combater a dengue, a recomendação da UNICEF é seguir as práticas para evitar a proliferação do mosquito da Aedes aegypti, como:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada
- Deixar as lixeiras bem tampadas
- Colocar areia nos pratos de plantas
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal
- Limpar as calhas
- Cobrir piscinas
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
- Limpar a bandeja externa da geladeira
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado
- Cobrir bem a cisterna
- Cobrir bem todos os reservatórios de água
Você pode se interessar também por: Entenda a relação entre saúde e segurança no trabalho
Conte com a Innovac para cuidar da saúde!
Como visto, ainda não existe uma vacina realmente eficaz contra a doença para evitar esse surto de dengue.
Apesar disso, a Innovac trabalha incansavelmente para disseminar informação de qualidade e, principalmente, prestar serviços que contribuam para a saúde da população.
Diante disso, temos mais de 25 anos de mercado com a oferta de uma série de soluções integradas de saúde corporativa para promover a qualidade de vida, bem-estar, longevidade e disposição.
Acesse o nosso site e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua empresa!