O que são hepatites virais por acidentes de trabalho?

hepatites virais por acidentes de trabalho

Conheça o panorama da doença, bem como as regiões com maior número de casos, e entenda o que são as hepatites virais por acidentes de trabalho!

Você sabia que existem casos de hepatites virais por acidentes de trabalho? Apesar dos números de registro dessa enfermidade serem baixos, é preciso ter cuidado para que esse tipo de doença não prejudique os trabalhadores da sua empresa.

Para se ter ideia, em 2018, foram registrados 80 casos de hepatites virais por acidentes de trabalho, de acordo com a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Além disso, segundo a mesma publicação, de 2009 a 2018, a região Sul correspondeu ao maior número de contaminações, 540. Já o Norte tem o menor registro, com 92 casos notificados.

Vale destacar que as hepatites virais são doenças de notificação compulsória instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil (MS).

Nesse sentido, os registros das pessoas acometidas devem ser realizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que deverá notificar todos os prováveis casos, os confirmados e os surtos (BRASIL PORTARIA 2014, 2016).

Mas, o que são essas hepatites virais por acidentes de trabalho? Entenda a seguir neste conteúdo. Boa leitura!

Saiba também: Entenda a relação entre saúde e segurança no trabalho

Entenda o que são as hepatites virais por acidentes de trabalho

As hepatites virais por acidentes de trabalho podem ser transmitidas durante as atividades laborais entre os trabalhadores.

Vale pontuar que as hepatites virais são doenças que causam infecção no fígado, com alterações leves, moderadas ou graves e, geralmente, não apresentam sintomas.

Porém, quando apresentam indícios, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Já a hepatite D tem poucos registros, mais frequentes na região norte. Já a hepatite E é mais encontrada na África e na Ásia.

Por fim, vale destacar que o melhor método para evitar a hepatite A e B é por meio da vacina contra os vírus das doenças. Já para os outros tipos, apesar de não ter imunizantes, existem métodos para o tratamento.

Você pode se interessar também por: Como prevenir doenças ocupacionais?

Conheça a Innovac e cuide da saúde dos colaboradores do seu negócio!

Agora que você já sabe o que são as hepatites virais por acidentes de trabalho, chegou o momento de conhecer uma instituição que te ajude a cuidar da saúde e bem-estar dos funcionários da sua empresa.

Nesse sentido, a Innovac é a melhor opção! Somos especializados no fornecimento de vacinas para empresas e gestão de campanhas de alta complexidade.

Por meio de uma rica experiência, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua empresa.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para os colaboradores do seu negócio!