Saiba como os cuidados com a saúde mental dos funcionários, além de evitar o burnout, contribui para maximizar os resultados das empresas
A síndrome de burnout é uma enfermidade de saúde mental, comum entre os trabalhadores, que provoca esgotamento físico e emocional causados por uma rotina profissional desgastante.
Até antes da pandemia, era comum que o burnout atingisse profissionais que atuavam com envolvimento interpessoal, caso de vendedores, por exemplo, que além de lidar com um grande número de pessoas, ainda precisam bater metas constantemente.
Porém, com o longo período de isolamento social, os problemas de saúde mental atingiram todo o tipo de profissional que enfrenta rotinas estressantes de trabalho.
Nesse sentido, de acordo com dados globais da Zippia, 86% dos funcionários que trabalham em casa em tempo integral sofrem de burnout, sendo que para 67% dos profissionais, o problema é causado por se sentirem pressionados a estarem disponíveis o tempo todo.
Além disso, 51% dos trabalhadores remotos sentem que não têm apoio do empregador para lidar com problemas de esgotamento e 45% dos funcionários que trabalham remotamente devido à pandemia relataram trabalhar mais horas do que antes.
No Brasil, mesmo com o fim do isolamento social, 30% dos profissionais sofrem da Síndrome de Burnout, conforme dados da International Stress Management Association.
Além disso, 47,3% dos trabalhadores apresentaram sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia. Desse total, 27,4% apresentam os dois distúrbios ao mesmo tempo, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Diante deste cenário preocupante, preparamos esse conteúdo sobre a importância de cuidar da saúde mental dos colaboradores. Confira a seguir!
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Entenda a importância de cuidar da saúde mental dos profissionais para evitar problemas como o burnout
Além da manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos profissionais de uma empresa, cuidar da saúde mental desses profissionais ajuda a ter equipes mais concentradas, alegres, motivadas e, consequentemente, melhora a produtividade e a qualidade das entregas.
Por outro lado, colaboradores com burnout, ansiedade, depressão e alto índice de estresse tendem a ficar desmotivados, diminuem a produtividade e a qualidade de suas atividades diárias.
Além disso, como resultado, o clima organizacional piora e diminui o desenvolvimento da organização e dos profissionais.
Por fim, confira um resumo dos prejuízos que as organizações listam ao deixar de se preocupar com a saúde mental de seus profissionais:
- Aumento do absenteísmo
- Crescimento no número de licenças
- Redução da motivação e do engajamento
- Aumento no diagnóstico de depressão, ansiedade e estresse
- Elevação do burnout
- Diminuição do rendimento dos colaboradores
- Redução dos ganhos da empresa
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