Vacina contra a gripe 2023: cepas, mitos e novidades

Vacina contra a gripe 2023 cepas, mitos e novidades

Descubra quais são as principais novidades sobre a vacina contra a gripe 2023!

Assim como acontece todos os anos, a vacina contra a gripe 2023 apresenta novidades para manter sua eficácia e evitar novos surtos da doença no Brasil.

Nesse sentido, de acordo com dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), no Brasil, foi registrado um crescimento de 168,9% no número total de casos de gripe comprovados entre os meses de janeiro e julho de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram 7.174 casos, contra 2.668 de 2021.

Diante disso, em conformidade com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publica a composição das vacinas influenza que devem ser utilizadas no ano seguinte.

A partir deste contexto, continue a leitura e conheça todas as novidades da vacina contra a gripe 2023.

Saiba também: Conheça o impacto da gripe nas empresas

Conheça as novidades sobre a vacina contra a gripe 2023!

Cepas

Para a vacina contra a gripe 2023, os imunizantes produzidos a partir de ovos de galinha, devem utilizar as seguintes cepas: Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09; ou Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2); ou Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Já para as vacinas não baseadas em ovos, a cepa do vírus A (H3N2) deve ser um vírus similar ao vírus Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2, juntamente com as demais cepas A (H1N1) e B.

Para os imunizantes quadrivalentes contendo dois tipos de cepas do vírus Influenza B deverão conter um vírus similar ao vírus Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata), adicionalmente aos três tipos de cepas obrigatórias para as vacinas trivalentes.

Para saber mais, acesse a Composição das vacinas influenza a serem utilizadas no Brasil no ano de 2023.

Mitos

A vacina contra a gripe 2023 causa a doença: mito!

O imunizante não provoca gripe, pois é produzido a partir de vírus inativados e, por isso, não transmite a doença.

Contudo, como no inverno existem diversos vírus respiratórios, as pessoas estão propensas a ficar mais doentes e atribuem os sintomas à vacina.

As reações da vacina contra gripe 2023 podem ser graves: mito!

Os efeitos colaterais mais comuns que podem aparecer após a aplicação da vacina contra gripe 2023 são leves e os principais são dor e vermelhidão no local da injeção.

A vacina contra a gripe não é eficaz: mito!

Entre 2017 e 2018, somente nos Estados Unidos, estima-se que a vacina evitou sete milhões de casos, 109 mil hospitalizações e 8 mil mortes relacionadas à gripe.

Você pode se interessar também por: Por que implementar um programa de saúde corporativa na minha empresa?

Conheça a Innovac

Agora que você já conhece as novidades sobre a vacina contra a gripe 2023, chegou a hora de contar com uma instituição particular sólida e que tenha o novo imunizante.

Nesse sentido, a Innovac é uma empresa especializada no fornecimento de vacinas contra a gripe e gestão de campanhas corporativas de alta complexidade.

Por meio de uma rica experiência no mercado de vacinas, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua empresa.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para melhorar a saúde dos colaboradores do seu negócio!