Confira o atual panorama, saiba quais são os fatores que elevaram os números e descubra como evitar o estresse no trabalho
Nos últimos anos, especialmente por conta do longo período de isolamento social provocado pelo coronavírus, o estresse no trabalho atingiu números alarmantes e as empresas passaram a tomar medidas importantes para mitigar o problema.
Nesse sentido, conforme estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de depressão aumentaram 90%.
Segundo o mesmo levantamento da UERJ, o número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade e estresse agudo dobrou quando comparado ao período antes da pandemia.
Além disso, em pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre os impactos da pandemia e do isolamento social na saúde mental de trabalhadores essenciais, foi indicado que ansiedade e depressão afetam 47,3% desses trabalhadores durante o período.
Como consequência, as empresas são impactadas de diversas maneiras, como redução da produtividade, problemas de relacionamento entre colaboradores, erros, inconformidades, desmotivação, absenteísmo e presenteísmo.
A partir deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre as principais causas de estresse no trabalho e como combatê-las. Confira!
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Descubra quais são as principais causas de estresse no trabalho
Para descobrir com exatidão quais são os principais fatores que elevaram os registros de estresse no trabalho no mundo todo, a Wrike, empresa de gestão de projetos, ouviu 1,4 mil profissionais de diferentes países.
Dentre as causas, as principais apontadas pelos profissionais são:
- Dificuldade de comunicação
- Excesso de trabalho
- Metas irreais
- Lideranças confusas
- Remuneração incompatível
- Distribuição de responsabilidades inadequadas
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Saiba como evitar o estresse no trabalho
Para que o ambiente de trabalho seja leve e saudável, as empresas precisam implementar práticas que contribuam para a saúde e qualidade de vida de seus funcionários.
Nesse sentido, é importante realizar ações, como:
- Oferecer a estrutura adequada com atenção à ergonomia
- Implementar pausas durante as atividades
- Não passar mais tarefas do que os profissionais possam realizar
- Evitar a realização de horas extras
- Estimular hábitos saudáveis, como alimentação e prática de atividades físicas
- Oferecer planos de saúde
- Estruturar ações de saúde, como palestras e campanhas de vacinação corporativa
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Após entender quais são as principais causas de estresse no trabalho, bem como as melhores práticas para evitar o problema, chegou o momento de conhecer parceiras que te ajudem a implementar essas ações.
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