Saúde ocupacional: pandemia acende alerta sobre os cuidados com os colaboradores

Saúde ocupacional: pandemia acende alerta sobre os cuidados com os colaboradores

Confira o atual panorama dos trabalhadores brasileiros e entenda a necessidade de investir em saúde ocupacional

A preocupação com a saúde ocupacional, que já vinha crescendo nos últimos anos, ganhou ainda mais relevância por conta dos desdobramentos da pandemia no ambiente de trabalho.

Para se ter ideia, no Brasil, durante o auge do isolamento social, 8,2 milhões de trabalhadores desempenharam suas funções de maneira remota, segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Diante deste cenário de home office, os trabalhadores acabaram por trabalhar mais horas por dia e passaram a extrapolar o período de expediente, seja pelo aumento das demandas ou pela dificuldade de trabalhar em casa.

Prova disso é que 59% dos entrevistados que trabalham em casa estão mais irritados, como comprova o mapeamento “Saúde da Mente & Pandemia”. Além disso, 6 em cada 10 pessoas afirmam que sentem falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo.

Para completar, 44% sentem a sensação de burnout, que, resumidamente, é o cansaço extremo devido ao trabalho, durante a pandemia, de acordo com pesquisa da Microsoft.

Diante disso, é fundamental que as empresas implementem políticas de saúde ocupacional, com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida dos profissionais. Saiba mais a seguir!

Leia também: Doenças ocupacionais: saiba quais são as enfermidades mais comuns dentro das empresas

Entenda como as empresas podem investir em ações de saúde ocupacional

Desde o início da pandemia, o gasto das organizações com a saúde dos colaboradores cresceu 3,12% na folha de pagamento, principalmente por conta da maior utilização dos planos de saúde, segundo dados divulgados pelo G1.

Por isso, as empresas precisam estimular que os profissionais pratiquem o autocuidado, tanto para questões de saúde física como mental, além de investir em serviços que apoiem a promoção do bem-estar e qualidade de vida.

Consequentemente, os colaboradores ficam mais saudáveis, engajados no propósito das empresas e com maior produtividade para a rotina e demandas do cotidiano.

Na prática, disponibilizar serviços de atividades físicas, mesmo que a distância para respeitar o isolamento social, apoio nutricional, dias sem reuniões, campanhas de gamificação e de vacinação estão entre as principais ações de saúde ocupacional que impactam positivamente os colaboradores.

No caso das campanhas de vacinação ocupacional, por exemplo, investir em imunizantes importantes, como o da gripe, pode ser uma ação estratégica sobre o cuidado com os funcionários.

Você pode se interessar por: Saiba como fazer uma campanha de vacinação na empresa

Conte com a Innovac

Como visto, os dados demonstram que os trabalhadores brasileiros precisam de maior investimento em saúde ocupacional por parte das empresas.

Para isso, é preciso contar com uma instituição como a Innovac, organização especializada no fornecimento de vacinas e gestão de campanhas de alta complexidade.

Por meio de uma rica experiência no mercado de imunizantes, aliada com a inovação das ferramentas de gestão, ofertamos soluções completas e personalizadas de campanhas de vacinação para a sua empresa.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para garantir a saúde dos colaboradores!